domingo, 10 de outubro de 2010

É interessante perceber as características da Luz!!

Se é algo que se comporta como partícula, podemos dizer que é algo palpável, apesar de não sentirmos, pois a massa da luz equivale a 0,000000000000000......Kg
Enquanto onda, existem diversos tipos consoante o seu comportamento, como a frequência, o comprimento e o período.
Existem os Raios Gama, Raios X, Ultravioletas - Espectro visível - Infravermelhos, microondas, e ondas de rádio


Raios Gama - radiação electromagnética com frequência muito elevada e comprimento de onda muito curto (aqui está a frequência é o inverso do período!!). É aplicada na medicina nuclear.

Raios X - radiação electromagnética com frequência menos elevada que os raios gama e um comprimento de onda mais comprido. Ex: As radiografias. É também aplicada no tratamento do cancro (radioterapia).

Ultravioletas - radiação "produzida" pelo Sol. Os raios UV são aqueles que tememos quando vamos para a praia, devido aos malefícios para a nossa pele. Mas estes raios também têm benefícios para a saúde (produção de Vitamina D, tratamento da psoríase, tratamento da icterícia neonatal, entre outros).

Espectro Visível - Luz visível pelo olho humano que vai do violeta ao vermelho.

Infravermelhos - Luz não visível ao olho humano, mas pode ser sentida como calor através de terminações nervosas que temos na nossa pele. Tem diversas aplicações tais como, militares, meteorológicas, etc... Um exemplo engraçado: as cobras vêm infravermelhos e é assim que algumas espécies caçam à noite, vendo o calor que as presas produzem; outro exemplo: o isqueiro produz 2 tipos de radiação, uma visível - a cor, e outra não visível, os infravermelhos, pelo calor que produz.

Microondas - o mais conhecido de todos é mesmo aquele pequeno objecto que temos em casa que tem o mesmo nome. Serve para cozinhar alimentos, faz com que as moléculas da água e  dos alimentos vibrem e que produzam calor, aquecendo os alimentos.

Ondas de Rádio - Usadas para a comunicação de rádios e televisão. Este tem um pormenor engraçado O QUE OUVIMOS É LUZ!!!!

Ondas de Rádio longas - Ondas de rádio que servem também para a radiodifusão, mas devido ao comprimento de onda são aplicadas em comunicações aéreas, navegação, meteorologia, astronomia (procura de vida extraterrestre - Programa SETI).

Este é um pequeníssimo resumo sobre as ondas electromágnéticas.
Até à próxima aula!!!
Saudações fluorescentes

Sem comentários:

Enviar um comentário