domingo, 24 de outubro de 2010

O corpo negro

O corpo negro é um objecto que todo à mesma temperatura emite/absorve toda a luz (radiação electromagnética) em todos os comprimentos de onda.
O espectro da radiação o do corpo negro depende apenas da temperatura a que o mesmo é submetido. Nem a todas as temperaturas a que está sujeito, nós humanos conseguimos observar cor, pois o espectro visível apenas se compreende entre os +/- 300nm aos 700nm.
Por exemplo, quando aquecemos um ferro só sentimos calor mas não vemos cor. A temperatura é reduzida e a radiação electromagnética emitida encontra-se nos raios infravermelhos, zona do espectro que o olho humano não alcança. 


Ao aumentar-se gradualmente a temperatura ele começa a emitir luz visível, de início a luz vermelha, passando a seguir para a amarela, a verde, a azul e, em altas temperaturas, a luz branca, chegando à região do ultravioleta do espectro electromagnético.






Ao contrário do que sentimos quando observamos determinadas cores, as temperaturas de cor mais altas são os "azuis" e as mais baixas os "vermelhos".
Quando observamos imagens dos Pólos (Norte e Sul), as cores predominantes são os azuis, o que nos dá a sensação de frio, e quando observamos os desertos africanos e australianos as cores predominantes são os amarelos, laranjas e vermelhos o que nos dá a sensação de calor. A isto chamamos a sensação de cor e não temperatura de cor.
Por hoje é tudo!!!

Saudações azuis!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário